domingo, 8 de setembro de 2013

Conheçam "Shingeki no Kyojin / Attack on Titan"


Sem sombra de dúvida, um dos melhores animês a que já assisti na minha vida! Fácil. Fácil. O. Melhor. De. 2013! IMPORTANTE: NÃO continue a leitura se você NÃO quiser saber de spoilers!

Baseado na obra homônima de grande sucesso do mangaká Hajime Isayama, cuja publicação acontece mensalmente na Bessatsu Shounen Magazine (e, em breve, vai sair no Brasil, pela Panini), Shingeki no Kyojin (ou, o título em inglês, Attack on Titan, como preferirem) estreou num sábado, 6 de abril, no Japão. E conseguiu extrapolar todas as expectativas! Trilha sonora excelente, bom enredo, direção acertada - tudo funciona. Talvez uma crítica maior fosse à qualidade da animação, que oscila entre ótima e péssima, mas completamente aceitável (o ritmo de produção de uma série de animação semanal deve ser alucinante!) – andei pesquisando na Internet e vi que na versão DVD/Blu-Ray eles dão uma boa corrigida nas imperfeições.

A aceitação do público foi estrondosa – hype total (mesmo antes de estrear), só se comenta disso – e conseguiu atingir diferentes tipos de pessoas, do leigo ao otaku mais fervoroso. É engraçado notar que Isayama, ainda adolescente (hoje ele tem 27 anos), levou o projeto do mangá até um editor da poderosa Shounen Jump (lar de Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Samurai X, Naruto...). O editor conferiu o trabalho e respondeu algo na linha: “Não quero que faça mangá, quero que me mostre Shounen Jump. Mesmo arrasado, Isayama não desistiu.  Nós agradecemos, sensei.

E acabou sendo bem positiva a ida dele para uma revista menos conhecida e de outra editora – ele teve mais liberdade criativa. Num primeiro olhar superficial você pode até achar que se trata de apenas mais um battle shounen, tem aquele personagem principal cheio de motivação e determinação (assim como Goku, Gon, Natsu, Naruto, Seiya...), uma história com bastantes duelos, mas, devido a elementos utilizados constantemente, como morte, violência e sangue e também à complexidade narrativa, é inevitável notar uma grande influência de seinen (aquele mangá masculino mais adulto) – vira quase uma junção dos estilos –, o que pode ter sido um dos motivos de recusa da obra na Jump, que é voltada exclusivamente para o shounen (porém, vale lembrar, já publicou Jojo’s Bizarre Adventure e, mais recentemente, Death Note).

A história se passa num mundo distópico e de aspecto medieval, onde os humanos vivem refugiados dentro de verdadeiras muralhas que os separam do território habitado pelos temidos titãs - a maioria, gigantes sem nenhuma inteligência cujo único intuito é devorar os humanos. Há três muralhas principais: Maria, a primeira, por isso a mais vulnerável aos ataques dos titãs; Rose, a muralha intermediária; e Sina, no centro, local em que vive o rei. A Segurança do reino também é dividida em três, no caso, três guarnições: a Tropa de Exploração, representada pelas Asas da Liberdade em seu brasão, que tem como objetivo explorar o território afora das muralhas; a Tropa Estacionária – a maior das guarnições –, que guarda os muros e mantém a ordem entre a população, seu símbolo é formado por duas rosas; e a Polícia Militar, a divisão mais prestigiada das Forças Armadas, e a mais corrupta, a qual a função é proteger o rei, o que permite seus soldados a residirem dentro da Muralha de Sina (um unicórnio está na sua insígnia). A humanidade viveu em paz por cerca de 100 anos até que um dia tudo desmoronou, literalmente.

Não poderia deixar de comentar sobre o DMT (o Aparelho de Movimentação Tridimensional – Three Dimensional Maneuver Gear), um aparelho indispensável para um soldado, desenvolvido para auxiliar no combate contra os titãs. Tem quase a mesma função que os lançadores de teia do Homem-Aranha, só que em vez de teia saem resistentes fios de aço. Exige bastante treinamento. É abastecido por cilindros de gás comprimido.

Ao longo dos anos, os humanos, arduamente, conseguiram capturar alguns titãs e estudaram sua fisiologia – eles são extremamente quentes (sai vapor deles!), se regeneram rapidamente, não possuem órgãos genitais (como se procriam?), variam de três a vinte metros de altura e usam o Sol como alimento. Também descobriram o ponto fraco das criaturas: uma região na base da nuca – corte ali e o titã cai, derrotado. Alguns, os mais difíceis de se enfrentar, têm a habilidade de saltar, rastejar ou correr. No entanto, a maioria é lenta e só pensa em comer, quase como os zumbis clássicos.

As pessoas vivem alienadas do perigo que as cercam e as que desejam conhecer o exterior são consideradas tolas, loucas ou hereges. Em meio a esse panorama surge o protagonista da história, o garoto Eren Jaeger. Ele vive no distrito de Shiganshina, uma espécie de protuberância [que serve para proteger um dos portões] da Muralha de Maria, com a mãe, uma dona de casa, o pai, o renomado médico do vilarejo, e Mikasa Ackerman, uma garota cuja família foi assassinada (um dos episódios é dedicado em explicar o sofrido passado da personagem). O maior sonho de Eren é poder sair das muralhas para explorar o território selvagem – ele critica a forma como a humanidade está vivendo, igual a animais em cativeiro. Armin Arlert, seu melhor amigo, compartilha do mesmo sonho.

Durante uma linda tarde ensolarada que parecia como qualquer outra, os habitantes de Shiganshina avistam aquele que seria apelidado de Titã Colossal, por possuir cerca de 60 metros de altura. É tão grande que sua cabeça ultrapassa os limites da imponente muralha. Ele destrói uma parte do muro facilmente. Algumas pessoas já morrem naquele instante, atingidas pelos destroços. Então, o Titã Colossal desaparece tão misteriosamente quanto apareceu. Os diversos titãs [de estatura comum] que se aglomeravam em volta da muralha começam a entrar. O desespero toma conta de todos. As Tropas Estacionárias não dão conta e muita gente, em muito pouco tempo, é devorada – e aí se incluem os próprios soldados. O ritmo frenético do episódio parece o de um filme catástrofe hollywoodiano.

O pai de Eren estava fora do distrito, numa expedição, porém sua mãe ainda estava em casa – que ficava na mesma direção onde muitos destroços foram arremessados. Ele sai em disparada e Mikasa corre atrás dele. Armin, sempre esperto, vai procurar ajuda.

Uma pedra enorme caiu sobre a casa dos Jaeger. Por consequência, o telhado cedeu e a mãe de Eren ficou presa embaixo. É muito pesado para duas crianças levantarem. E, mesmo se possível, um titã se aproximava. É um momento de muitas lágrimas. Avisado por Armin, Hanneth, um dos combatentes da Tropa Estacionária, aparece para ajudá-los. Ele se compromete a lidar com o titã. Todavia, ao encarar o olhar demoníaco do monstro, constata ser impossível vencer, principalmente, sozinho. Agarra as crianças e foge dali. A mãe de Eren, bastante emocionada, agradece.

Eren, nos ombros de Hanneth, tentando se desvencilhar, acompanha, impotente, o titã remover os escombros de cima de sua mãe, segurá-la na mão, espremê-la e, por fim, enfiá-la na boca, dando uma mastigada. É nesse instante que vemos aflorar a motivação do nosso herói: vingança. O ódio pelos titãs se torna tão forte que ele dedicará toda sua vida, se preciso, para exterminá-los.

Através de barcos, o trio de amigos (Eren, Mikasa e Armin) consegue fugir para dentro da Muralha de Maria. Subitamente, surge um novo titã com habilidades especiais. Ele será conhecido pelos sobreviventes como o Titã Encouraçado, pelo aspecto instransponível de sua pele (as balas de canhão nem arranham!). Ele se lança contra o portão que separa Shinganshina do interior da muralha. A Muralha de Maria está perdida.

Tendo seu maior território tomado, a única solução foi recuar até a Muralha de Rose. Mas a humanidade não suportou o exponencial “aumento” inesperado da população. Não havia comida para todos. Antecipando um verdadeiro colapso, o governo bolou um plano de retomada da Muralha de Maria (que serviria como válvula de escape) e enviou muitos dos refugiados para a missão suicida. De milhares, centenas retornam. O avô de Armin foi um dos que não retornaram.

Cinco anos se passam. Eren, Armin e Mikasa viraram recrutas das Forças Armadas (duas espadas cruzadas formam o símbolo do Esquadrão de Recrutas). A garota (tão obcecada pelo Eren quanto ele é pelos titãs!) é, disparada, a melhor aluna da classe, uma exímia lutadora. Armin, inteligentíssimo, mostra-se um competente estrategista. Eren é obstinado e não deixa nada abalá-lo. Novos personagens importantes também nos são apresentados: o cabo Rivaille (ou Levi), um ex-criminoso que se tornou o melhor soldado da Tropa de Exploração; o comandante da Tropa, Erwin Smith, com duas decisões nada ortodoxas; Jean, que começa com um simples antagonista de Eren e cresce a ponto de ser apontado como o líder dos novatos; Hanji, uma cientista e integrante da Tropa; Sasha; Annie; Christa; Connie...

Um dos grandes trunfos deste animê é a imprevisibilidade. É impressionante a rapidez com que Isayama descarta suas crias, a la George R. R. Martin. Ele não tem dó. Cedo ou tarde acabam na boca de um titã – ou esmagados por um. Por exemplo, num dos momentos mais intensos da série, no arco da Batalha de Trost, com a Muralha de Rose também comprometida, presenciamos, estarrecidos, num dos violentos confrontos que se seguem, o que pensamos ser a morte do protagonista – ocorrida de forma tão abrupta, logo no quinto episódio (de 25) da temporada. Gosto tanto desse fator surpresa, que foi o que me impediu de continuar lendo o mangá durante a exibição do animê.

Num dos arcos seguintes, cheio de reviravoltas, acompanhamos uma missão da Tropa de Exploração, no território ocupado pelos titãs. O objetivo é chegar ao distrito de Shiganshina para checar o porão da destruída casa de Eren. Parece que o Dr. Jaeger (atualmente desaparecido) guardava ali um grande segredo sobre os titãs. Durante a missão, ficamos sabendo que a intenção do comandante é, na verdade, expor um traidor infiltrado na Tropa...

As vendas do mangá, alavancadas pelo anime (aconteceu algo parecido, em menor escala, é claro, com Kuroko no Basket e Magi), já ultrapassam 20 milhões de unidades. O DVD e o Blu-Ray, contendo o 1º e o 2º episódios, foram os mais vendidos de 2013, no Japão. O último episódio da temporada, o 25º, será exibido em 16 salas de cinema de Tóquio, no dia 28 de setembro. Ou seja, tudo só confirma o estrondoso sucesso da série. O que você está fazendo que ainda não assistiu? Não se preocupe, eu guardei vários detalhes da trama. Depois volte aqui e deixe seu comentário! Estou curioso para saber sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...